Só para relaxar......

Só para relaxar......

7 de janeiro de 2011

A etiqueta do macarrão

Como se come direito o macarrão. É, o bom e delicioso spaghetti, fettuccine e compridinhos afins.
Primeiro, já de cara: macarrão não se corta. Aliás, a faca não deve nem chegar perto do prato. E já aviso: se por algum acaso você for pego cometendo este delito bem na frente de um italianão, vai preso no ato. E anote: o crime é inafiançável.
Macarrão, a gente enrola com o garfo e somente com ele. Aquela história de usar colher para dar uma ajudinha é lorota. Mesmo que ela esteja ali à disposição, não a use. Você não é nenhum ET para fazê-lo. Ela só pode te ajudar a mixar o molho à massa, juntamente com o garfo, e se necessário.
Experimente enrolar pelas bordas do prato, pois se começar pelo meio vai ter problema com o tamanho do enrosco. Se precisar, no caso do macarrão ser bem grande, dê uma aparada discreta com o garfo mesmo. Mas quando o assunto é cortes, só este mesmo é permitido. E enrole bem enrolado para minimizar ao máximo a perninha saliente dele. Senão é desastre na certa.
Ainda sobre o enrolar… não é para fazê-lo como um troglodita, não. Pegue o garfo, coloque-o no macarrão e vá girando o garfo por cima, delicadamente. Nada de asas nos braços. Invadir espaço alheio é o maior fora. E nada de fazer barulhos também. Estamos falando de macarrão não de noodles. Capice?
Guardanapo no pescoço? Só pra bebês. Aliás, nem pra eles já que dispõem de babadores pra isso.
E pra sua informação: italianos têm o hábito de “limpar” o prato passando um pedaço de pão com a mão para aproveitar o que restou do molho. Ou seja, isto é algo que pode ser feito. Só não recomendo se for o caso de alguma ocasião superformal. Se bem que duvido que iriam servir justamente macarrão nela…

Nenhum comentário:

Postar um comentário