Só para relaxar......

Só para relaxar......

7 de janeiro de 2011

Minha amiga inimiga - a MALA

 

Consultora domésticas dá dicas como fazer a mala sem dores de cabeça e com a certeza de que não esquecerá o essencial


Para muitas pessoas, fazer uma mala é um grande transtorno que pode ser amenizado tomando algumas precauções, como se atentar à temperatura do local a ser visitado, contar os dias de viagem para não levar mais roupas do que o necessário e escolher peças versáteis que ocupem pouco espaço e possibilitem diferentes combinações.

Segundo Heloísa Lúcia Sundfeld, sócia da consultoria doméstica Help Personal Assistant, também é preciso ter em mente o local (praia ou campo), o meio de transporte (navio, avião ou carro) e a hospedagem (hotel, casa própria ou casa alugada), pois cada tipo de lugar ou temperatura exige uma roupa diferente. "Devemos estar cientes da programação da viagem para não errarmos nos trajes", ressalta.

"Para uma viagem para a praia, por exemplo, começamos separando biquínis, saída de praia, sandálias, shorts, bermudas, camisetas, vestidos leves, jeans e tudo que se usa na piscina e praia, não esquecendo do protetor solar e hidratantes. Se a viagem for feita de navio, além dos itens já citados, é preciso levar roupas sociais. Caso contrário, não leve trajes muito sofisticados. A calça jeans combinada com uma blusa mais elegante é um excelente curinga", orienta a consultora.

O ideal é levar duas malas, uma para as roupas e outra para os sapatos e os produtos de higiene e cosméticos, que deverão ser colocados em uma nécessaire de plástico e em frascos menores, para não ocuparem muito espaço. Se houver limite de bagagem, como nas viagens de avião, coloque os sapatos dentro de sacolas transparentes e guarde-os no fundo da mala. "Quem tem costume de guardar os sapatos em sacos de pano, pode levá-los na própria embalagem", explica a consultora.

Em cima dos sapatos ou no fundo da mala, são colocadas peças que não amassam, como o jeans. Na distribuição das roupas, coloque as que amassam menos embaixo e as que amassam mais em cima. As camisas são sempre colocadas por cima de tudo para manter o colarinho. "Se alguma roupa amassar, pendure a peça em um cabide e coloque no banheiro. O vapor do chuveiro quente ajudará a peça a esticar", completa.

Para as peças íntimas e meias, Heloisa recomenda o uso de saquinhos apropriados ou a distribuição delas nos vãos que surgem entre as roupas. Já os cintos podem ser enrolados ou esticados por cima de tudo.

Nas viagens de avião é importante levar uma bolsa de mão com uma muda de roupa, produtos de higiene, remédios e roupa de dormir. Em viagens para o exterior, acrescente a passagem e o passaporte. Todas as malas devem ter uma etiqueta com o nome de seu dono e o número do telefone celular - a consultora recomenda não colocar o endereço da residência por segurança. Também é interessante fazer uma marcação que identifique a mala de longe, como uma fita amarrada na alça ou um adesivo.

"O importante é termos bom senso e sermos práticos na hora da separação das roupas. Devemos caprichar nos acessórios, pois, trocando-os, mudaremos o visual", finaliza a consultora doméstica Heloisa Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário