Só para relaxar......

Só para relaxar......

8 de janeiro de 2011

Comida na praia, escolha bem o que comer

Tudo o que alguém que esteja curtindo férias na praia não quer é passar mal após uma refeição e comprometer a folga. Por isso, alguns cuidados são necessários na hora de escolher o que comer. A primeira dica é optar por alimentos leves e nutritivos. Frituras devem ser evitadas ao máximo, orienta a nutricionista Josi Faoro, especialista em nutrição esportiva e estética, de Caxias do Sul. Com o calor, o sistema digestivo fica mais suscetível a condimentos fortes e gorduras, e um pequeno prato de batata frita pode se transformar em um grande mal-estar.
Sem contar as calorias. No verão, mesmo que o desejo não seja emagrecer, é preciso evitar essas pegadinhas. É que o metabolismo reduz o seu ritmo, e o organismo demanda menos energia para funcionar. Logo, se doses extras de calorias são consumidas, elas são armazenadas em forma de gordura. Ou seja, ocorre aumento de peso. Por outro lado, é fundamental aumentar o consumo de líquidos, devido à perda de água e sais minerais pelo suor.
Diga não às frituras
Se consumir salgadinhos na beira da praia, prefira os assados. Se o óleo foi reutilizado muitas vezes, o pastel, o camarão empanado e a batata frita podem se transformar em desconforto e mal-estar devido ao acúmulo de toxinas. Sem contar que frituras são hipercalóricas e de difícil digestão. Portanto, opte por petiscos de forno, evitando empadas, que são ricas em gordura hidrogenada. Uma empada de frango tem, em média, 300 calorias. É o equivalente a um prato de salada com um bife de frango grelhado e duas colheres de arroz.
Sanduíche, só se for de atum
Se a intenção é consumir sanduíche natural, prefira opções com recheio de atum em vez daquelas com frango desfiado. As chances de contaminação do atum, que é industrializado, por bactérias são menores do que o frango desfiado artesanalmente. Fique de olho também na maionese.
Menos cerveja, mais água de coco
Apesar do apelo de uma cervejinha gelada debaixo do guarda-sol, o consumo de líquidos à beira-mar não deve se restringir a bebidas alcoólicas. O álcool hidrata pouco, é rico em calorias, pobre em nutrientes e aumenta o apetite, segundo alguns estudos recentes. Mate a sede com água, água de coco e sucos naturais para repor os minerais perdidos com o suor.
Cuidado com a maionese
O molho de maionese estraga rapidamente se conservado em temperatura inapropriada. Portanto, só consuma alimentos com maionese se eles forem preparados na hora e você tiver certeza de que o molho foi mantido sob refrigeração adequada.
Não quer engordar? Prefira picolé
Verão não é verão sem sorvete. Se não resistir, fuja da armadilha dos sorvetes cremosos, que chegam a 810 calorias se cobertos com caldas, flocos de chocolate etc. Escolha as versões light e diet. Os picolés de fruta, apesar do açúcar, também são boas opções porque têm poucas calorias.
Frutos do mar: melhor no restaurante
Evite comprar frutos do mar de ambulantes. Alimentos cozidos e expostos ao sol ou mal acondicionados estão sujeitos a bactérias e podem transmitir doenças como cólera e salmonelose.
De olho na salada de 700 calorias
Ficar só na saladinha pode não ser um bom negócio. Saladas especiais, com queijo parmesão, maionese, croutons, ovo, peito de frango e camarão, entre outros ingredientes, podem transformar o prato em uma porção de até 700 calorias. Com apresentação de salada, a receita pode enganar e se transformar em gordurosa e engordativa.
Bons hábitos
:: Evite pular o café da manhã, mesmo se acordar tarde. A primeira refeição deve garantir a energia necessária para aproveitar bem o dia. Se o horário for muito próximo do almoço, consuma uma fruta.
:: Não fique mais de quatro horas sem se alimentar. Seu metabolismo começa a ficar lento depois desse período e passa a economizar em vez de gastar calorias.
:: Tenha sempre à mão frutas, como maçãs e peras, e oleaginosas, como castanhas e nozes. Práticas de carregar na bolsa, elas podem ser consumidas quando a fome bater. É uma ótima estratégia porque evita que, sem nenhum alimento saudável à vista, você se renda a guloseimas.
:: Prefira alimentos integrais, que contêm mais nutrientes e fibras benéficas ao organismo.

Sugestão de cardápio
Refeições para um dia na praia:

:: Café de manhã: 1 porção de fruta (como mamão, manga e banana) com 1 colher de semente de linhaça, uma fatia de pão integral, 2 fatias de queijo branco, 1 xícara de café com leite desnatado ou de soja
:: Lanche da manhã: 1 pera e 1 água de coco
:: Almoço: 1 prato de salada, 1 porção (100 g) de carne branca grelhada (peixe ou frango), 1 concha grande de grãos como arroz integral, lentilha, ervilha ou feijão
:: Lanche da tarde 1: 1 fruta (banana ou maçã) e 1 água de coco
:: Lanche da tarde 2: 1 iogurte com 4 castanhas-do-pará ou nozes
:: Jantar: 1 prato de salada, 1 colher grande de um vegetal refogado, 1 batata assada, 1 filé de peixe grelhado de 150g
:: Ceia: 1 fatia de melancia

Nenhum comentário:

Postar um comentário