Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de janeiro de 2011

A pele no sol

Existe algo misterioso em relação ao sol e à pele. Por que quando você sai em um dia ensolarado de verão e passa uma hora ao sol você se queima? Na verdade, você ganha uma queimadura solar, isto é, a menos que tenha gasto algum tempo para conseguir um belo bronzeado gradual. Com um belo bronzeado, você pode sair ao sol e nada acontece. É claro, isso não se aplica se você tiver a pele extremamente clara. As pessoas de pele extremamente clara nunca conseguem se bronzear, de modo que elas sempre têm queimaduras solares. A menos, é claro, que elas usem um protetor solar.


Isso faz sentido? Afinal, o que é um protetor solar? E o que é um bronzeado? Qual é a diferença entre um bronzeado e uma queimadura? Por que se você espalhar um pouco de loção no corpo estará protegido mas, se esquecer, estará em apuros?
Se você parar e analisar a sua pele e a luz do sol com mais detalhe, verá que tudo começa a fazer sentido. Você pode aprender muito a respeito de seu corpo nesse processo, isso é o que faremos neste artigo. Primeiro, vamos dar uma olhada em como funciona a pele.
Como funciona a pele
A pele é um dos órgãos mais incríveis do corpo humano. No entanto, é difícil pensar nela como um órgão. Temos a tendência de pensar em órgãos como coisas compactas. Seu coração, fígado, rins - esses são obviamente órgãos, mas a pele também é um órgão, especialmente se você olhar na definição do dicionário para "órgão", como esta definição do Merriam Webster Collegiate Dictionary:
    órgão: a) estrutura diferenciada (como um coração, rim, folha ou caule) que consiste de células e tecidos e que efetua alguma função específica em um organismo b) partes corporais que desempenham uma função ou que cooperam em uma atividade (os olhos e estruturas relacionadas que constituem os órgãos visuais).
    Por essa definição, a pele é um órgão. Ela é constituída de células e tecidos muito específicos e seu propósito coletivo é atuar como uma fronteira entre "você" e "o mundo". Uma das coisas mais interessantes sobre a pele e que a diferencia de uma série de outros órgãos é o fato de que ela tem de lidar com o mundo real. Para tanto, é equipada com sensores e uma estrutura disposta em camadas para enfrentar realidades do ambiente, como a abrasão e a luz solar. Se você olhar a secção transversal da pele (como a pele de seu braço ou perna), verá que ela é constituída de duas camadas principais: a epiderme no lado externo e a derme no lado interno. A epiderme é a barreira, enquanto a derme é a camada que contém todo o "equipamento" - coisas como terminações nervosas, glândulas sudoríparas, folículos pilosos e assim por diante.
     Leia mais em :http://saude.hsw.uol.com.br/bronzeado-e-a-queimadura-de-sol.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário