Só para relaxar......

Só para relaxar......

11 de janeiro de 2011

São Paulo sofre com as Chuvas ou com os Lixos?????

 A Grande São Paulo voltou a sofrer com os temporais na madrugada de segunda para terça-feira. Chegou a haver 53 pontos alagados na capital paulista por conta do transbordamento de vários córregos e de trechos do rio Tietê. Embora ainda chova nesta terça-feira na Grande São Paulo, não há mais risco de temporais. No decorrer do dia, a chuva vai e volta, com intensidade fraca a moderada, e ocorrem algumas aberturas de sol. As informações são da Climatempo.
A chuva forte e volumosa da noite de segunda e na madrugada desta terça-feira veio com nuvens muito carregadas que se formaram com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, além do ar quente e úmido que já predominava sobre o Estado de São Paulo. Chuvas intensas foram registradas também no litoral e do interior paulista. A frente fria avança nesta terça-feira sobre o Estado do Rio de Janeiro.
Chuvas já superam média do mês
Na zona sul, a estação meteorológica da Universidade de São Paulo, na região do Zoológico, registrava um acumulado de 234,6 mm de chuva do dia 1 até o início da manhã do dia 11 de janeiro, índice que supera a média de chuva para janeiro, que é de aproximadamente 222 mm.
Choveu de forma generalizada sobre a Grande São Paulo, e a maioria das áreas da região acumulou mais de 60 mm de chuva, pela medição das redes telemétricas do Alto Tietê e Cubatão, operadas pelo SAISP (Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo).
 O Corpo de Bombeiros retirou na manhã desta terça-feira (11) o segundo corpo de um deslizamento de terra que atingiu quatro casas no bairro Rio Comprido, em São José dos Campos (91 km de São Paulo), no Vale do Paraíba. Até o momento, duas mulheres, de 54 e 29 anos, morreram no local e outras três, de 40, 11 e 3 anos, estão desaparecidas. As equipes de resgate continuam as buscas com cerca de 50 pessoas envolvidas no trabalho.
Mais cedo, os bombeiros haviam dito que as cinco mulheres, da mesma família, haviam morrido, mas a informação foi corrigida.
O acidente aconteceu devido ao excesso de chuva na noite de ontem, que fez com que um barranco deslizasse e atingisse as residências. Duas meninas, uma com 16 e outra com 13 anos, foram retiradas com vida, ontem à noite, e encaminhadas ao Hospital Municipal de São José dos Campos.
Em todo o Estado de São Paulo, a chuva da madrugada já provocou a morte de dez pessoas. Além das duas mortes em São José dos Campos, três pessoas morreram em um soterramento em Mauá, que também deixou dois feridos; duas pessoas, mãe e filha, morreram no bairro do Jaçanã, na zona norte da capital paulista, após o desmoronamento da casa onde estavam; uma pessoa morreu soterrada em Embu, em região próxima ao bairro do Capão Redonda, na zona sul de São Paulo; um afogamento foi registrado  em Mogi das Cruzes; e um sem-teto foi arrastado pela enxurrada na avenida Nove de Julho, na capital, e morreu afogado. O homem foi socorrido à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
    Os bombeiros também atenderam a 12 chamados para desabamentos de terra até as 6h desta terça-feira.

Alagamentos

Às 11h, a cidade de São Paulo ainda registrava quatro pontos de alagamentos em consequência dos temporais, todos transitáveis.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) pede aos motoristas que evitem a região da marginal Tietê hoje. O rodízio de veículos foi suspenso na capital paulista, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Segundo a CET, a decisão vale para todo o dia. Além disso, a marginal Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes estão liberadas até meio-dia para a circulação de caminhões.
Às 11h25, a CET registrava 14 km de congestionamento na capital paulista, o equivalente a 1,6% dos 868 km monitoramos na cidade.

Quantidade de chuva

A chuva que atinge a cidade de São Paulo desde o início do ano já soma 93% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
De acordo com o órgão, desde segunda-feira (10) até às 7h da manhã de hoje (11), choveu em média na capital 68,8 mm, o equivalente a 29% para o mês de janeiro. No acumulado do mês, choveu na cidade 221,2 mm, o que equivale a 93% do esperado para o mês, que é de 239 mm.

Em 2010, o volume de chuvas em janeiro foi de 157,3 mm, apenas 66% do esperado para todo mês de janeiro.

Os meteorologistas do CGE afirmam que, no ano passado, houve chuva todos os dias, o que não deve acontecer neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário