Só para relaxar......

Só para relaxar......

28 de janeiro de 2011

Graviola

A graviola ou pinha da Guiné-Bissau (Annona muricata) é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre. Sendo cultivada principalmente nos estados do Nordeste. Prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos.
A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilogramas e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerados por muitos semelhante à fruta-do-conde.
Desde março de 2003, e-mails circulam pela internet afirmando que o chá de graviola cura o câncer. Há diversos estudos sobre a anonacina, o composto da graviola que teria efeitos anticancerosos. No entanto, esses estudos foram somente realizados in vitro ou in vivo em animais, não existindo ainda nenhum estudo clínico, em humanos.
Um motivo citado para a falta de estudos clínicos em humanos é o fato de não se poder patentear uma planta, o que leva os laboratórios que patrocinam os estudos a concentrarem as pesquisas nos princípios ativos, acetogeninas anonáceas (ACGs), em vez da planta.
As acetogeninas anonáceas atuam através da depleção dos níveis de ATP ao inibir o complexo I na cadeia de transporte de elétrons nas mitocôndrias, e inibindo a NADH oxidase do plasma de membranas principalmente de células tumorais. Por outro lado, o consumo freqüente de graviola está associado ao aparecimento de parkinsonismo atípico em certas regiões do Caribe.
Em Angola, a fruta é conhecida como "Sape-Sape" e não é cultivada de forma sistemática ou industrial.
A Graviola é uma fruta com vasta composição nutricional, apresenta várias propriedades terapêuticas. Usa-se as folhas, as flores, os brotos e os frutos . Pode ser utilizada sob a forma natural, como chás, como cataplasmas para as afecções cutâneas e achada também em comprimidos. Uma das últimas descobertas sobre esta fruta é a capacidade de agir contra as células do câncer.  Outras propriedades da graviola é seu poder adstringente,diurético, vitamínico, contra reumatismo e infecções, antiespasmódica, antitussígena. Excelente fonte de vitamina B, essencial para o metabolismo do organismo humano. Porém por sua acentuada acidez não é de bom tom ser administrada em pessoa com aftas e caxumba.

Graviola, encontrada facilmente no Nordeste brasileiro é uma fruta inserida no dia a dia do nordestino. Em pernambuco o consumo é fantástico, principalmente pela sua carcterística adocicada e saborasa.
Sorvete de Graviola
Vamos primeiro com a receita mais simples.
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 3 claras
  • 400 g de polpa de graviola descongelada
  • 1 lata de Creme de Leite
Modo de preparo
Coloque o açúcar e meia xícara (chá) de água em uma panela e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve e adicione a calda aos poucos, batendo sempre. À parte, em um recipiente, coloque a polpa de graviola e junte o Creme de Leite misturando bem. Incorpore as claras à mistura de graviola e Creme de Leite delicadamente. Leve ao freezer por 12 horas.
Essa receita é do site da Nestlé.

Segunda receita

Agora é só um pouco mais trabalhoso.
Ingredientes
  • 400 g de polpa de graviola
  • 1/2 copo de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 2 copos de iogurte natural integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
Modo de preparo
Dissolva o amido de milho na água e leve ao fogo para engrossar. Coloque esse mingau com os demais ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Leve ao congelador por duas horas. Retire e bata na batedeira até formar um creme, levando de volta para o congelador até firmar. Se desejar um sorvete bem cremoso, retire do congelador 20 minutos antes de servir e bata mais uma vez na batedeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário