Só para relaxar......

Só para relaxar......

7 de janeiro de 2011

Carro pra viajem

Uma boa revisão pode evitar acidentes e enguiços.
Alinhamento. Carro desalinhado causa trepidação, desgasta os pneus e fica sem estabilidade.
Pneus. Não devem estar carecas. Certifique-se de que estão calibrados e balanceados. Não se esqueça de checar o estepe. Veja também se você estará apto a trocá-lo, no caso de um pneu furar.
Freios. Faça um teste e verifique se estão chiando muito ou “puxando” nas freadas. Assegure-se também do nível do óleo.
Motor. Verifique todas as correias, o óleo, os injetores e faça uma boa regulagem.
Amortecedores. Não vacile; se estiverem com mais 50 mil quilômetros troque logo, porque pode causar o descontrole do carro numa curva.
Bateria. Nas baterias que não são seladas verifique o nível da água; nas seladas observe o indicador de carga.
Faróis. Devem estar bem regulados para não incomodar quem vem em sentido contrário. Cheque se não existem luzes queimadas nas lanternas.
Porta-malas. Faça uma limpeza e não ocupe espaço com objetos desnecessários. Verifique o estepe, a chave de rodas e o macaco.
Limpadores de pára-brisa. Certifique-se do estado das paletas e se estão funcionando corretamente. Cheque também o desembaçador, o esguicho e o reservatório de água.
Extintor de incêndio. Dê uma olhada na validade. Importante também é saber como destravar a alavanca de segurança.
Bagagem. Só o essencial. Se colocar algum volume no teto do carro, cubra-o com lona plástica e amarre-o muito bem.
Farol de milha. Use somente em estradas escuras, pois é considerado luz alta.
Neblina. Utilize sempre o farol baixo, pois o alto piora ainda mais a visibilidade.
Seja prudente. Viaje com calma e muita atenção. Cumpra as leis de trânsito. Acompanhe o fluxo do tráfego. Andar muito devagar em auto-estradas é perigoso. Não ultrapasse pelo acostamento. Se beber não dirija.
Cuidado na ultrapassagem. Procure avaliar a potência do seu carro e só ultrapasse com segurança, fora das curvas e faixas contínuas.
Fim de tarde. Cuidado com o crepúsculo, já que a vista fica cansada depressa. Evite dirigir neste horário.
Cansaço. Inimigo do motorista. Descanse bastante no dia anterior e nada de bebidas até tarde. Se a viagem levar mais de um dia pare cedo para descansar. Enquanto estiver dirigindo, se sentir sono, pare em um posto ou outro lugar seguro e descanse. Está provada estatisticamente a relação direta entre o cansaço físico, o estresse e o tempo de reação do motorista. Medido em centésimos de segundos, o tempo de reação significa preciosos metros, a mais ou a menos, a partir do momento em que o condutor tira o pé do acelerador e pressiona o pedal do freio durante uma emergência. Quanto mais longa a viagem, mais comprometida fica sua evolução com a segurança. Recomenda-se parar a cada duas horas, em locais seguros longe da estrada, de preferência dentro de postos de abastecimento.

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